• Funcionamento

    Segunda - Sexta : 08:00 - 17:30

  • Contate-nos

    contato@visio.com.br

  • Ligue agora

    +5519 3343 3333

Como um ERP pode evitar a falta de gestão? Visio Softwares

  • Home
  • Blog
  • Como um ERP pode evitar a falta de gestão?
18 de novembro de 2021

A ausência de um modelo de gestão ERP é um problema crítico que afeta empresas em todo o mundo.
As dificuldades relacionadas ao gerenciamento de processos são impactantes e podem comprometer a lucratividade do seu negócio.

Uma pesquisa realizada pelo IBGE apontou que a cada 10 novas empresas, 6 fecham as portas antes de completar 5 anos de existência. Além disso, uma outra pesquisa realizada pelo SEBRAE apontou que 25% das empresas faliram devido a problemas de gestão.

Uma grande vantagem que as empresas possuem hoje é a possibilidade de contar com a tecnologia para realizar o gerenciamento de processo.

Os 5 principais problemas causados pela falta de gestão, são:

1- Falta de alinhamento entre os times:

A comunicação entre as áreas é uma premissa importante para o sucesso de qualquer negócio. Para um produto chegar até o consumidor final, ele passa por praticamente todas as áreas de uma empresa.

Quando não há um canal específico que integre as informações pertinentes de cada segmento, é muito fácil que os dados se percam, comprometendo diretamente a qualidade na Cadeia Operacional, que por consequência, insucessos junto aos Clientes.

2- Perda de estoque:

Fazer uma boa gestão de estoque não é tarefa fácil, e a inexistência de um processo que calcule e monitore a quantidade de produtos armazenados pode agravar ainda mais.

Abrir mão de um sistema de gestão de estoque, é sinônimo de perda de dinheiro. Afinal, sem o controle dos materiais fica impossível identificar quais produtos estão em alta nas vendas, a periodicidade e a quantidade exata em tempo real, o que acaba resultando em investimentos indevidos.

3- Desmotivação da equipe:

Manter uma equipe engajada e satisfeita com o trabalho é uma tarefa tão difícil quanto a própria captura de novos talentos. A falta de ferramentas que acompanhe efetivamente a equipe, seja dando melhores condições de trabalho ou aferindo resultados, desmotiva e segrega o time.

Ferramentas como ERP e CRM, auxilia de maneira direta os lideres de equipe a monitorar performance do seu time e dos colaboradores individualmente e também identificar gargalos que possam estar desmotivando a equipe.

4- Atrasos de entrega:

Muitas podem ser as razões para que um produto tenha atrasos em sua entrega. Uma dessas principais razões é justamente a falta de gestão e organização entre áreas. Esses atrasos podem ser evitados quando existe uma comunicação transparente entre as equipes e uma boa gestão da Supply Chain.

Para isso, contar com o auxílio da tecnologia é fundamental para trabalhar o grande volume de dados. Também é fundamental melhorar a comunicação entre as áreas (internas e externas) para que ela aconteça de forma simples e centralizada.

5- Baixa produtividade

Quando há falta de gestão, é comum que os índices de produtividade sejam baixos. Não só pelo desengajamento do time, mas por uma série de outros fatores.

A falta de planejamento torna impossível a criação de um fluxo de trabalho ágil, que acompanhe métricas importantes e evite gargalos. Tudo isso contribui negativamente e faz com que a produção da sua empresa seja mais lenta e menos lucrativa.

Além disso, a tomada de decisões também se apresenta de forma menos assertiva e demorada, o que compromete diretamente a qualidade do produto para o cliente.

Como um ERP pode evitar a falta de gestão?

O ERP é uma ferramenta importante para que uma empresa melhore seus processos e aumente sua lucratividade com ações de curto, médio e longo prazo.

Como pudemos ver, a falta de gestão pode fazer com que o seu negócio feche as portas. Por essa razão, investir em tecnologia para gerir e automatizar processos é fundamental.

Ao automatizar processos, você conseguirá fazer com que o seu time foque na parte estratégica do seu negócio, potencializando as ações e gerando mais oportunidades para sua empresa.

Além disso, o ERP conta com um banco de dados completo que garante maior integração entre os setores, auxiliando no acompanhamento de métricas e possíveis novas estratégias.

newsletter

Como o ERP DAGDA pode melhorar sua gestão?

O ERP é um sistema completo para a gestão empresarial. Basicamente, o ERP auxilia gestores a melhorarem os processos dentro das empresas, a partir da integração das funções de diversas áreas, como:

– Faturamento: Os resultados da empresa passam a ficar atrelados ao sistema que, de forma automática, sincroniza fiscal, financeiro e contábil.

  • – Financeiro: Contas a Pagar e Receber com gestão bancária controlado através de um fluxo de caixa.
  • – Planejamento de Estoque: Executa a gestão dos estoques através de cálculos e definições com o objetivo de manter os níveis de estoque de forma adequada.

– Compras: Executa a gestão de compras de produtos e/ou serviços junto aos fornecedores com follow-up integrado para acompanhamento dos processos.

– Estoques: Gestão completa de entradas e saídas, demonstrativos de giro e anti-giro de estoques, cálculos de consumos médios mensais (quantidades e valores).

– Manufatura: Engenharia de Produtos e Processos, Planejamento e Controle da Produção (MRPII) e gerenciamento das Ordens de Produção com automação por código de barras.

– Custos: Gestão de custos gerenciais e contábeis, formação de preço e acompanhamento da rentabilidade.

– Comercial: Execução e gerenciamento do relacionamento junto aos Clientes, Gestão de Crédito, Orçamento e Pedido de Venda, acompanhamento da evolução de itens e clientes através de Curva ABC e SAC.

– Integração com E-commerce: Fazer a integração com centenas de plataformas de e-commerce e marketplace, gerenciando a sua loja virtual com organização e facilidade.

– Fiscal: Gestão Fiscal, atendendo todas as obrigações de âmbito federal, estadual e municipal.

– Contabilidade: Gestão Contábil atendendo todas as Blocos do SPED Fiscal, Controle Patrimonial, DRE e Balancetes.

Ficou interessado nas vantagens que um ERP pode oferecer ao seu negócio? Entre em contato e fale com um de nossos consultores para encontrar uma solução personalizada para a sua empresa.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *