• Funcionamento

    Segunda - Sexta : 08:00 - 17:30

  • Contate-nos

    contato@visio.com.br

  • Ligue agora

    +5519 3343 3333

WMS: Por que ter um Sistema de Gerenciamento de Armazém?

  • Home
  • Blog
  • WMS: Por que ter um Sistema de Gerenciamento de Armazém?

A automação dos processos está cada vez mais presente no dia a dia de todas as empresas. Estamos cercados por termos como ERP, WMS, CRM, PAF-ECF, TEF, PDV etc.  O que é Sistema de Gerenciamento de Armazém? Qual a finalidade de usar um WMS? Quais são os benefícios que ele traz?

O que é Sistema de Gerenciamento de Armazém?

Um WMS (Warehouse Management System) ou Sistema de Gerenciamento de Armazém, como é conhecido em português, é um sistema de logística que tem como objetivo gerenciar todos os processos logísticos e as operações que ocorrem em um armazém ou centro de distribuição.

Através de um software de WMS, é possível gerenciar todas as movimentações internas de produtos e materiais, desde o momento de entrada até o momento de saída, onde englobam processos de inventário, separação e preparação de pedidos, bloqueios de produtos, otimização do armazenamento, entre outras operações.

Geralmente o WMS atua como um módulo complementar, integrado a um software ERP, fornecendo dados e atuando exclusivamente nos processos logísticos de uma empresa, mas também pode ser uma ferramenta autônoma, no caso de processos mais enxutos.

Como funciona o sistema WMS?

A partir do recebimento da mercadoria, é registrada a entrada no sistema através de documentos como a NF-e, pedidos etc. vindos de um software ERP. Esse registro contém diversas informações que são essenciais para o processo seguinte, que é o de armazenamento.  Após o procedimento de entrada, as mercadorias são classificadas e etiquetadas conforme suas características e então partem para o armazenamento.

Dessa forma as mercadorias são armazenadas conforme suas características e regras pré-estabelecidas, podendo ser características específicas, capacidade do espaço reservado para armazenamento, proximidade de itens, entre outras possibilidades.

Outro processo que é automatizado pelo WMS, é a separação e expedição dos produtos para o cliente (picking). Com a otimização da identificação e do armazenamento dos produtos, o procedimento de separação acaba se tornando muito mais ágil e assertivo.

Vantagens de utilizar um Sistema de Gerenciamento de Armazém

Apesar de o valor investido na implementação ser um pouco alto, tanto na questão financeira como no tempo exigido para isso, um sistema WMS fornece diversas vantagens que compensam todo o processo de implementação do software. Além disso, ele fornece várias funcionalidades que solucionam diversos problemas comuns em todo centro de distribuição ou depósito.

1 Gestão de estoque

Através do WMS é possível ter um controle muito maior sobre o estoque armazenado. Tudo que entra e sai é rigorosamente registrado pelo software e através de tecnologias como o RFID, coletores de dados e scanners de código de barras, fica fácil controlar cada movimento da mercadoria na logística interna. Isso facilita o armazenamento após a entrada das mercadorias, o rastreamento e localização na prateleira, o que agiliza a separação de pedidos.

2 Redução de custos

Qual empresa não tem o objetivo de minimizar custos operacionais? Com o WMS é possível reduzir custos com a armazenagem dos produtos. Portanto, com o controle do estoque e o armazenamento mais eficiente, o risco de perdas internas pode reduzir drasticamente.

Através do WMS e seus coletores de dados, o controle de datas de validade, números de lotes, tipos de embalagens e outras características das mercadorias fica muito mais fácil, o que permite monitorar e rastrear, todas as informações daquela mercadoria, possibilitando uma gestão mais estratégica do estoque. Além disso, o WMS possui controles que podem ser configurados de acordo com as necessidades de cada item e empresa.

3 Melhoria no atendimento ao cliente

Com a agilidade e dinamização dos processos logísticos que o WMS proporciona, é possível entregar os pedidos dos clientes com muito mais rapidez, além de oferecer mais precisão quanto a disponibilidade das mercadorias e datas entrega. Modelos como same-day delivery ou o cross docking tornam-se mais comuns com a ajuda de um Sistema de Gerenciamento de Armazém.

4 Maior controle de inventário

O WMS também possibilita um maior controle de inventário, pois com os itens devidamente registrados e etiquetados, o software contabiliza o número exato de produtos disponíveis e permite atualizar o sistema com informações assertivas. Isso reduz a quantidade de documentos utilizados para esse controle, minimizando erros e garantindo maior precisão nas informações relacionadas ao inventário.

Dessa forma, as empresas podem usar o WMS para obter dados relevantes e exibi-los em forma de relatórios com a finalidade de planejamento e tomada de decisão.

5 Otimização na utilização do espaço físico

O WMS também otimiza o armazenamento das mercadorias em um armazém, alocando-as de maneira mais eficiente. Com isso, as mercadorias são alocadas conforme características como tipo de embalagem, rotatividade, proximidade de itens etc. que acabam tornando o trabalho de separação mais ágil e produtivo.

6 Aumento de produtividade

Por fim, como consequência de todas as vantagens acima listadas, o WMS acaba aumentando a produtividade dentro de um armazém. Devido a suas características, ele reduz o trabalho manual e dependência de funcionários, trazendo rapidez e agilidade em todos os processos logísticos, além de fornecer dados em tempo real para a análise dos gestores.

Você já utiliza um software de WMS integrado ao seu ERP? Conheça o WMS BC5 da Visio Sosftwares.

WMS BC5 Uma Solução Robusta e ideal para operações logísticas.

O WMS BC5 é a solução dela para a operação logística de sua empresa, buscando controlar de forma simples e eficiente a movimentação e o endereçamento de seus estoques. A solução automatiza e otimiza os processos de recebimento, armazenagem, abastecimento de linhas produtivas, separação, checkout, e expedição dos materiais/volumes, além de prover e gerenciar inventários rotativos configuráveis.

Assim disponibiliza a gestão de toda a capacidade de seu armazém em tempo real. Com segurança e tecnologia, esta ferramenta tem como objetivo prover soluções logísticas mais competentes a seus gestores, assim como gerar vantagens competitivas em sua operação.

Reduza em sua equipe os desperdícios de uma gestão logística não automatizada. Fazendo o uso dos coletores de dados e codificação de barras, seu armazém será gerenciado por tarefas direcionadas, alocação de recursos e controle dos lotes de seu estoque, minimizando de forma drástica seus custos de operação.

Se gostou desse conteúdo, compartilhe esse post. Para ler mais artigos e notícias como essa acesse nosso Blog e siga nos siga nas redes sociais. Estamos no FacebookInstagramLinkedIn.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *