Segunda - Sexta : 08:30 - 17:30
A ausência de um modelo de gestão ERP é um problema crítico que afeta empresas em todo o mundo.
As dificuldades relacionadas ao gerenciamento de processos são impactantes e podem comprometer a lucratividade do seu negócio.
Uma pesquisa realizada pelo IBGE apontou que a cada 10 novas empresas, 6 fecham as portas antes de completar 5 anos de existência. Além disso, uma outra pesquisa realizada pelo SEBRAE apontou que 25% das empresas faliram devido a problemas de gestão.
Uma grande vantagem que as empresas possuem hoje é a possibilidade de contar com a tecnologia para realizar o gerenciamento de processo.
A comunicação entre as áreas é uma premissa importante para o sucesso de qualquer negócio. Para um produto chegar até o consumidor final, ele passa por praticamente todas as áreas de uma empresa.
Quando não há um canal específico que integre as informações pertinentes de cada segmento, é muito fácil que os dados se percam, comprometendo diretamente a qualidade na Cadeia Operacional, que por consequência, insucessos junto aos Clientes.
Fazer uma boa gestão de estoque não é tarefa fácil, e a inexistência de um processo que calcule e monitore a quantidade de produtos armazenados pode agravar ainda mais.
Abrir mão de um sistema de gestão de estoque, é sinônimo de perda de dinheiro. Afinal, sem o controle dos materiais fica impossível identificar quais produtos estão em alta nas vendas, a periodicidade e a quantidade exata em tempo real, o que acaba resultando em investimentos indevidos.
Manter uma equipe engajada e satisfeita com o trabalho é uma tarefa tão difícil quanto a própria captura de novos talentos. A falta de ferramentas que acompanhe efetivamente a equipe, seja dando melhores condições de trabalho ou aferindo resultados, desmotiva e segrega o time.
Ferramentas como ERP e CRM, auxilia de maneira direta os lideres de equipe a monitorar performance do seu time e dos colaboradores individualmente e também identificar gargalos que possam estar desmotivando a equipe.
Muitas podem ser as razões para que um produto tenha atrasos em sua entrega. Uma dessas principais razões é justamente a falta de gestão e organização entre áreas. Esses atrasos podem ser evitados quando existe uma comunicação transparente entre as equipes e uma boa gestão da Supply Chain.
Para isso, contar com o auxílio da tecnologia é fundamental para trabalhar o grande volume de dados. Também é fundamental melhorar a comunicação entre as áreas (internas e externas) para que ela aconteça de forma simples e centralizada.
Quando há falta de gestão, é comum que os índices de produtividade sejam baixos. Não só pelo desengajamento do time, mas por uma série de outros fatores.
A falta de planejamento torna impossível a criação de um fluxo de trabalho ágil, que acompanhe métricas importantes e evite gargalos. Tudo isso contribui negativamente e faz com que a produção da sua empresa seja mais lenta e menos lucrativa.
Além disso, a tomada de decisões também se apresenta de forma menos assertiva e demorada, o que compromete diretamente a qualidade do produto para o cliente.
O ERP é uma ferramenta importante para que uma empresa melhore seus processos e aumente sua lucratividade com ações de curto, médio e longo prazo.
Como pudemos ver, a falta de gestão pode fazer com que o seu negócio feche as portas. Por essa razão, investir em tecnologia para gerir e automatizar processos é fundamental.
Ao automatizar processos, você conseguirá fazer com que o seu time foque na parte estratégica do seu negócio, potencializando as ações e gerando mais oportunidades para sua empresa.
Além disso, o ERP conta com um banco de dados completo que garante maior integração entre os setores, auxiliando no acompanhamento de métricas e possíveis novas estratégias.
– Faturamento: Os resultados da empresa passam a ficar atrelados ao sistema que, de forma automática, sincroniza fiscal, financeiro e contábil.
– Compras: Executa a gestão de compras de produtos e/ou serviços junto aos fornecedores com follow-up integrado para acompanhamento dos processos.
– Estoques: Gestão completa de entradas e saídas, demonstrativos de giro e anti-giro de estoques, cálculos de consumos médios mensais (quantidades e valores).
– Manufatura: Engenharia de Produtos e Processos, Planejamento e Controle da Produção (MRPII) e gerenciamento das Ordens de Produção com automação por código de barras.
– Custos: Gestão de custos gerenciais e contábeis, formação de preço e acompanhamento da rentabilidade.
– Comercial: Execução e gerenciamento do relacionamento junto aos Clientes, Gestão de Crédito, Orçamento e Pedido de Venda, acompanhamento da evolução de itens e clientes através de Curva ABC e SAC.
– Integração com E-commerce: Fazer a integração com centenas de plataformas de e-commerce e marketplace, gerenciando a sua loja virtual com organização e facilidade.
– Fiscal: Gestão Fiscal, atendendo todas as obrigações de âmbito federal, estadual e municipal.
– Contabilidade: Gestão Contábil atendendo todas as Blocos do SPED Fiscal, Controle Patrimonial, DRE e Balancetes.
Ficou interessado nas vantagens que um ERP pode oferecer ao seu negócio? Entre em contato e fale com um de nossos consultores para encontrar uma solução personalizada para a sua empresa.