Conheça as tendências para indústria em 2023

  • Home
  • Blog
  • Cinco tendências para a indústria em 2023
evolução-tech-industria-2023-visio-softwares

As tendências para indústria em 2023 irão acelerar a evolução digital em processos manuais. A chegada de um novo ano é marcada por um momento de reflexão e de fazer novos planos. E, para a indústria, isso não seria diferente. Até porque, se em 2022 vimos a expansão da busca das empresas em investir em tecnologia, conectividade e equipamentos acessíveis que garantam os altos níveis de produção, em 2023, a tendência é que esse movimento se consolide ainda mais.

De acordo com o relatório “Top Strategic Technology Trends 2023”, divulgado pela Gartner, para este ano, as empresas devem ter intrínsecos em sua gestão três pilares essenciais: otimização, escalabilidade e pioneirismo, sendo todos eles aliados a ações em prol da sustentabilidade.

“O investimento em tecnologia é hoje uma obrigação de toda empresa que queira crescer e se destacar no mercado. O caminho também passa por executar de maneira efetiva tendências que se apresentaram e continuam relevantes”, explica Nimrod Riftin, CEO global da Belago Technologies, integradora que fornece soluções de TI a companhias do Brasil e do mundo.

Deste modo, é fundamental que as empresas estejam atentas para as próximas tendências e, sobretudo, levem em conta o cenário atual. Sendo assim, confira as principais:dagda-erp-visio

# 1 ESG: o conceito por trás da sigla (Environmental, Social, and Governance) está cada vez mais evidente nas indústrias, principalmente acerca dos critérios de governança. Essa é uma importante tendência, tendo em vista que as empresas têm mantido a preocupação em ter as práticas de ESG bem fundamentadas como critérios de definição se a marca é socialmente consciente, sustentável, e corretamente gerenciada.

# 2 UMA NOVA ABORDAGEM PARA ERP:

O Sistema Integrado de Gestão Empresarial (ERP) se tornou um dos pilares das manufaturas graças à habilidade de organizar processos através da automação, o que oferece informação precisa e em tempo real além de reduzir custos. Tendo isso em mente, o COVID-19 mudou fundamentalmente a maneira como fabricantes engajam e utilizam seus sistemas ERP. Veremos um número cada vez maior de fabricantes usando aplicações ágeis junto de seus ERPs existentes ao invés de tentarem usar um ERP para tudo.

Isso permitirá impulsionar os dados, consolidar-se ao redor de plataformas de dados modernas e criar funções tangentes em cima de modelos de dados existentes sem trocar ou realizar mudanças significativas aos ERPs já existentes.

# 3 Rede 5G: esse será o recurso que, de fato, irá ajudar a indústria atingir um novo patamar. A quinta rede dará suporte para que todos esses princípios de conectividade sejam realizados de forma efetiva – ainda mais, considerando que a conexão ainda é o principal desafio de muitas empresas.

# 4 Supply Chain: a segurança na informação de toda cadeia produtiva com foco na redução de custos logísticos fará parte das tendências. Ainda de acordo com a Gartner, 75% das maiores empresas do mundo farão, até 2026, o uso de robôs de inteligência interlogística – algo que, até então, só era utilizado no campo logístico, mas que passará a fazer parte do chão de fábrica.

# 5 Indústria 4.0: se tratando desse conceito, ainda temos um pilar para ganhar força no país, que é a orientação de todos os processos a serviço, conhecido como SOA. Hoje, as empresas estão buscando trazer uma tríade de serviços, sendo Software as a Service (SaaS) integrado ao Infrastructure as a Service (IaaS) e a Platform as a Service (PaaS), uma vez que as companhias estão se conscientizando que é inviável investir em um provedor interno. Não à toa, a consultoria americana prevê que, até 2027, mais de 50% das empresas do mundo utilizarão tais tecnologias para acelerar os negócios.

O grande desafio para aplicar tais tendências está, justamente, no desenvolvimento das soft skills das empresas, uma vez que grande parte ainda mantém um olhar voltado para ações técnicas quando, na verdade, deveriam redirecioná-lo para meios que ajudem a viabilizar a utilização desses recursos em prol de um desempenho ainda mais promissor.

Nesse aspecto, contar com o apoio de uma solução que apresente um novo modelo de negócio e que esteja alinhada com os princípios de cada tendência, principalmente no que condiz a Indústria 4.0, certamente será um grande diferencial. Mas, para isso, é fundamental que as empresas deixem o quanto antes de lado a ideia de que tecnologia é um custo, quando, na verdade, representa um investimento. Afinal, para que o amanhã traga sucessos, é necessário começar a agir desde hoje.

Fonte: João Pires, executivo de Vendas da SPS Group.

Conheça a melhor solução para alavancar a transformação digital em sua empresa em 2023, ERP DAGDA foi desenvolvido a mais de 18 anos para tornar a sua gestão industrial simples, intuitiva e livre de retrabalho.

Visio ERP DAGDA concebido conceitualmente sobre três pilares:

  • – Engenharia de manufatura;
  • – Gestão de suprimentos;
  • – Inteligência comercial.

Benefícios:

  • – Redução de processos manuais (menor custo com mão de obra);
  • – Melhor relação custo/benefício do mercado;
  • – Redução de custos com softwares e mão de obra de sustentação de controles paralelos ao sistema;
  • – Implantação ágil em paralelo à operação atual da empresa, permitindo uma migração mais segura e assistida.
  • O sistema ERP completo para a gestão da sua empresa que pode ser customizável. Assim para que você tenha acesso a essa evolução tecnológica basta pedir uma demonstração gratuita aqui.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *