Qual a importância de ter um controle de vendas?

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Realizar o controle das vendas de uma empresa pode parecer uma tarefa complicada se pensarmos no tanto de atividades e tarefas que envolvem este processo. Mas, você sabia que este controle é totalmente necessário para que a sua empresa cresça de forma saudável organizada?

O que é controle de vendas?

Controle de vendas é o processo de monitoramento das vendas realizadas por uma empresa. Ou seja, trata-se de gerenciar e fiscalizar cada movimentação comercial de saída, de modo a atualizar e centralizar as informações.

É fácil confundir “controle de vendas” com “gestão de vendas“, mas saiba que são conceitos diferentes.

O primeiro é um processo dentro do segundo, que por si só é composto de diversos processos e metodologias que visam organizar o setor, alinhar tarefas e melhorar os resultados.

 

 

 

 

O controle de vendas é realizado por meio de uma série de análises, que não envolvem apenas os dados dos pedidos fechados, mas passam também pelo:

  • Controle de estoque;
  • Controle financeiro;
  • A emissão dos documentos fiscais;
  • O relacionamento com o consumidor;
  • Formas de pagamento utilizadas (dinheiro, cartão de crédito ou débito etc.).

Na prática, esse processo pode ser estruturado de diferentes maneiras, seja por uma planilha de controle de vendas ou um ERP.

Por que é importante manter um controle de vendas na minha empresa?

Um controle de vendas bem organizado e estruturado possui efeito em todas as outras áreas da empresa, garantindo eficiência e melhoria de processos, uma vez que uma operação otimizada pode reduzir custos e trazer melhores resultados.

Mas, para isso, é importante adquirir recursos que facilitem e centralizem a busca e a organização destes dados relacionados às vendas, como, por exemplo, um software de gestão empresarial que integre todas essas informações com as demais áreas da empresa e permita mais agilidade e eficácia na hora de desenhar e atingir as suas metas comerciais.

Portanto, o processo de controle e gerenciamento de vendas pode trazer diversos benefícios para a sua organização, inclusive em outros setores e não só para a área de vendas. Mas é importante lembrar que, para isso, este processo precisa ser eficiente para garantir esta abrangência de resultados.

Como estruturar a estratégia de controle de vendas?

Controle de estoque

O controle de estoque, como mencionamos anteriormente, tem total relação com o controle de vendas. Afinal, um alimenta o outro e permite que a empresa mantenha a operação em sintonia.

Controle financeiro

O controle financeiro, quando é relativo ao relatório comercial, diz respeito às informações financeiras de operações como: avaliação de relatórios financeiros, movimentações de fluxo de caixa, análise de dados patrimoniais, controle de entradas e saídas, saldos bancários, dentre diversos.

Diversificação das formas de pagamento

Outro ponto sobre o controle financeiro no relatório de vendas é que vai tornar mais transparente o entendimento sobre a forma de pagamento utilizada.

Hoje, as empresas diversificaram as formas aceitas, de modo a se encaixar nas possibilidades de diferentes tipos de clientes.

Na visão de mercado, é uma excelente alternativa para tornar seus produtos ou serviços mais acessíveis.

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Relacionamento com o consumidor

Uma venda pode ser o começo ou a consolidação de seu relacionamento com o cliente.

Por isso, justamente por ser o objetivo de toda a estratégia de comunicação, é aqui que sua empresa deve recolher seus principais dados.

Além das informações relativas ao pedido, é necessário anotar todos os dados de identificação do mesmo.

Emissão de notas fiscais

Além disso, o modelo de controle de vendas deve conter as informações fiscais acerca da operação, como as notas fiscais.

Desse modo, é mais simples averiguar as informações fiscais e tributárias relativas ao pedido, bem como realizar o monitoramento das vendas.

Como escolher o melhor software para gerenciar as vendas da sua empresa?

A principal característica que um software de gestão precisa ter é: ser intuitivo. Ou seja, ele precisa ser totalmente simples e fácil de usar para que a sua rotina comercial não seja impactada pela dificuldade em utilizar o sistema ou em integrar os departamentos.

Pesquise o melhor software para o seu negócio, mas primeiro, conheça o seu negócio a fundo. Organize os seus vendedores e colaboradores e saiba quais são as principais dores que eles sentem ao realizar as suas tarefas diárias, para assim, determinar o que um software precisa ter para atender às suas necessidades.

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