Segunda - Sexta : 08:30 - 17:30
Gerenciar os processos de uma empresa é uma competência essencial para as empresas com destaque no mercado, elas crescem mais e vendem mais.
Antes de tudo a gestão de processos é, um conceito que une gestão de negócios e tecnologia da informação para otimizar os resultados de uma organização, definindo, visualizando, medindo, monitorando, e melhorando os processos de negócio, e consequentemente, a produtividade e a lucratividade da empresa.
Afinal, hoje, as atividades em uma empresa raramente são realizadas por uma única área ou um único grupo de pessoas. Pelo contrário: há o envolvimento de vários setores em atividades específicas e processos operacionais, bem como a formação de equipes determinadas.
Nesse sentido o processo significa “avançar” e consiste em um conjunto sequencial de várias ações com objetivos convergentes. Contudo os propósitos dos processos são criar, desenvolver, transformar, projetar, manter, controlar e monitorar produtos, serviços ou sistemas.
Assim trata-se de uma metodologia para entender o funcionamento das rotinas de uma empresa. Assim, é possível gerar soluções mais práticas e confiáveis para o negócio. Agora vale lembrar que todo empreendimento envolve vários processos e atividades. Isso reforça a importância de gerenciá-los de perto e fazer as correções necessárias.
Conforme as transformações digitais aceleraram bastante as rotinas produtivas e a entrega de serviços aos consumidores. Com isso, é preciso aproveitar os recursos humanos, administrativos e tecnológicos da forma mais eficiente possível. Não se pode perder tempo com projetos não prioritários e tarefas sem valor agregado.
Cloud computing, plataformas mobile e chatbots são conceitos que já fazem parte dos modelos de negócios com destaque no mercado. É preciso se adaptar a essas novas realidades para se manter competitivo no longo prazo. Isso reforça a importância de contar com processos bem definidos, rastreáveis e previsíveis.
Como resultado o aumento da produtividade de uma organização exige conhecimentos claros e tangíveis sobre a realidade e a forma de execução dos processos. Os gestores de negócios devem compreender todo o funcionamento e os detalhes relevantes da cadeia de valor.
Em contra partida a comunicação interdepartamental facilita a execução rápida dos projetos e iniciativas institucionais. Dessa forma essa atuação integrada facilita a troca de informações entre as partes interessadas. Desse modo, os gestores conseguem visualizar como uma ação influencia toda a cadeia de resultados da empresa.
É preciso conhecer bem a realidade da sua organização para que a gestão de processos gere valor para o negócio.
Trata-se do desenho ou redesenho dos fluxos de trabalho da sua empresa.
É a execução simulada de um processo relevante para o negócio. O objetivo é testar e validar hipóteses.
O acompanhamento da execução dos processos é uma rotina constante. A ideia aqui é se antever aos eventuais problemas e corrigi-los.
Portanto o modelo de gerenciamento de processos está em rápida expansão para atender às necessidades das empresas. Segundo esta pesquisa do Market Research Explore, o mercado global deve crescer a uma taxa anual de 13,5% até 2021. E, com isso, o setor vai chegar a US$ 14,89 bilhões.
Atualmente para a transformação digital, é necessário se equipar de dados sobre o desempenho da sua equipe. Mas não basta apenas colher os números. Como resultado pensando em todo esses processos o ERP Visio DAGDA é um sistema integrado de gerenciamento completo, ele passa por diversos processos de uma empresa, e ainda é possível integrar com outros programas de gestão como CRM, relatórios etc.
Do mesmo modo com esses dados, fica mais fácil controlar os gastos, encontrar os gargalos e otimizar os processos do negócio. Peça uma demonstração e otimize a forma que seu negócio funciona.
Fonte: cronapp.io – Visio