Segunda - Sexta : 08:30 - 17:30
O mês de outubro é referência quando o assunto é a prevenção do câncer de mama. Assim, o Outubro Rosa nas empresas é a oportunidade de dar destaque para essa questão, especialmente no que diz respeito à conscientização dos colaboradores sobre a doença.
A cada ano o Movimento Outubro Rosa se fortalece e a luta contra o câncer de mama ganha maior visibilidade em todo o mundo. Além disso, as ações para o Outubro Rosa nas empresas também aumentam constantemente, com mensagens, homenagens e ideias de endomarketing criativas, com resultados cada vez melhores.
As empresas têm um papel tão importante quanto os setores de saúde nessa luta, pois realizando essa campanha no ambiente de trabalho, a lembrança da prevenção estará na rotina das pessoas, já que passamos a maior parte do tempo na organização.
A doença é o tipo de câncer mais comum entre o sexo feminino e a segunda doença mais incidente entre as mulheres. Apesar disso, e de ser a primeira causa na taxa de mortalidade em mulheres no mundo, os índices de cura giram em torno de 95%, desde que descoberto precocemente.
Mas como dar destaque ao Outubro Rosa nas empresas de forma a conscientizar, de fato, os colaboradores sobre a doença e medidas de prevenção? Confira a seguir algumas ações para colocar em prática.
Convide médicos e especialistas para ministrar palestras presenciais ou on-line que expliquem sobre o câncer de mama, seus tipos e diferentes características, sintomas, formas de diagnóstico e principais fatores de risco, como:
É uma maneira interativa de focar na prevenção. Além disso, os colaboradores podem tirar as dúvidas e, assim, alertar também familiares, amigos e outras pessoas próximas.
Divulgue os sintomas e formas de prevenção como o autoexame, por exemplo, dados e cuidados importantes com a saúde que podem ajudar a prevenir ou evitar a própria doença ou o agravamento.
Uma medida para o Outubro Rosa nas empresas é escolher um dia de outubro para que todos os profissionais vistam uma peça de roupa rosa para simbolizar a campanha. Com essa ação, é possível engajar as equipes para a causa, dando visibilidade para o movimento.
Além de mostrar a preocupação da organização com essa campanha de prevenção, o casual rosa demonstra que a organização é focada na saúde do colaborador, o que vai, inclusive, melhorar sua imagem junto ao público externo.
Por último, uma ação eficaz é incentivar que as colaboradoras realizem os exames preventivos, como o autoexame, mamografia e até ultrassom de mamas em casos de histórico da doença na família.
Em relação a isso, o primeiro passo é disponibilizar o plano de saúde, um benefício que gera bem-estar para os profissionais e garante o acesso aos exames e consultas. No entanto, só isso não basta. É preciso incentivar a realização das ações de prevenção de forma a aumentar o diagnóstico do câncer de mama em seus estágios iniciais, garantindo que o tratamento tenha um bom resultado.