Conheça as tendências da Indústria para 2022

  • Home
  • Blog
  • Conheça as tendências da Indústria para 2022
tendências da indústria para 2022tendências da indústria para 2022

As tendências da indústria para 2022 é algo que é muito esperado pelas industrias, pois a constante evolução da tecnologia nos traz um cenário novo. Em 2020 e 2021 foram anos de incertezas para todos os setores. A indústria teve grande parte das empresas afetadas negativamente durante a pandemia da Covid-19 e um dos principais motivos foi a escassez de insumos e matérias-primas para suprir a demanda do país.

De acordo com o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) também apresentou três quedas seguidas no segundo semestre deste ano, evidenciando a falta de confiança do setor industrial. Apesar de ter havido um avanço em dezembro, se compararmos com 2020, o ICEI deste ano, no mesmo mês, recuou 6,4 pontos.

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mais de 70% das indústrias apresentaram um impacto negativo e 40% das empresas que tiveram o trabalho paralisado devido à pandemia, tiveram que encerrar suas atividades.

Um bom exemplo disso são as Tendências da Indústria para 2022. Uma lista de principais pontos de investimento e de melhorias que vão dominar o setor neste ano:

 

  1. 1. IoT – Internet das Coisas

Talvez essa seja uma das tecnologias mais importantes do futuro próximo, isso porque ela viabiliza que muitas outras novidades sejam implementadas. Ao permitir que praticamente tudo se conecte com a internet, gera a integração total de cada elemento e sistema de uma fábrica. Em outras palavras, é a ponte de ligação capaz de tornar a “4ª Revolução Industrial” possível.

A Visio Softwares vem se adaptando as novas tecnologias e métodos da indústria 4.0, conheça GENERO a tecnologia que já está mudando a forma como nossos clientes trabalham de forma integrada de qualquer lugar por qualquer dispositivo.

Quero falar com um Especialista

2. Inteligência Artificial

Uma das mais interessantes da nossa lista, a Inteligência Artificial é muito utilizada em outros setores, mas dentro da indústria também possui um potencial enorme, principalmente na otimização e automação de processos, e no relacionamento com o cliente.

3. Análise de Big Data (Big Data Analytics)

Um dos bens mais preciosos que se pode ter hoje em dia é a informação. A análise e o cruzamento de dados são capazes de identificar padrões, prever tendências, e gerar análises e relatórios muito mais precisos. Portanto é muito importante contar com sistemas que conseguem lidar com esse alto volume de dados.

4. Cibersegurança

Se por um lado os dados são importantes, ter a confiança e a segurança necessária para lidar com essas informações também é indispensável. Além disso, cada vez mais as empresas são alvos de ataques cibernéticos que podem gerar prejuízos e comprometer diversas operações. Nesse sentido é que surge a chamada cibersegurança, especializada nesse tipo de atividade.

5. Automação Industrial

Nesse sentido os processos automatizados retiram o fator humano da equação, diminuindo assim, os índices de falhas, atrasos, aumentando significativamente a eficiência de cada processo. A Automação Industrial ainda permite que as análises sejam feitas em tempo integral, facilitando a tomada de decisões.

6. Impressão 3D

Pensando em diminuir gastos e aumentar a produtividade, a impressão 3D é uma das tendências que mais se destacam. Esse tipo de fabricação inovadora, permite que sejam feitas modelagens em larga escala, com baixos custos de produção e alta eficiência.

7.Energias Renováveis

Assim nada do que podemos prever será possível se não houver energia, ela que se destaca na nossa última tendência, ou melhor, as energias renováveis. Em consequência a crise energética já é vista por muitos como uma realidade para os próximos anos e ter opções que causam menos impacto e não se esgotam é a principal busca do setor.

Em contrapartida mesmo com as instabilidades da indústria no pós-pandemia, as tecnologias associadas à Indústria 4.0 estão cada vez mais em alta e, podemos dizer, que são necessárias para tornar o setor industrial mais competitivo, com processos mais eficientes, garantindo a segurança dos trabalhadores, redução dos custos e outras vantagens.

 

 

 

 

 

Fonte: bmstecnologia – siembra

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *