Segunda - Sexta : 08:30 - 17:30
Realizar o controle das vendas de uma empresa pode parecer uma tarefa complicada se pensarmos no tanto de atividades e tarefas que envolvem este processo. Mas, você sabia que este controle é totalmente necessário para que a sua empresa cresça de forma saudável e organizada?
Controle de vendas é o processo de monitoramento das vendas realizadas por uma empresa. Ou seja, trata-se de gerenciar e fiscalizar cada movimentação comercial de saída, de modo a atualizar e centralizar as informações.
É fácil confundir “controle de vendas” com “gestão de vendas“, mas saiba que são conceitos diferentes.
O primeiro é um processo dentro do segundo, que por si só é composto de diversos processos e metodologias que visam organizar o setor, alinhar tarefas e melhorar os resultados.
O controle de vendas é realizado por meio de uma série de análises, que não envolvem apenas os dados dos pedidos fechados, mas passam também pelo:
Na prática, esse processo pode ser estruturado de diferentes maneiras, seja por uma planilha de controle de vendas ou um ERP.
Um controle de vendas bem organizado e estruturado possui efeito em todas as outras áreas da empresa, garantindo eficiência e melhoria de processos, uma vez que uma operação otimizada pode reduzir custos e trazer melhores resultados.
Mas, para isso, é importante adquirir recursos que facilitem e centralizem a busca e a organização destes dados relacionados às vendas, como, por exemplo, um software de gestão empresarial que integre todas essas informações com as demais áreas da empresa e permita mais agilidade e eficácia na hora de desenhar e atingir as suas metas comerciais.
Portanto, o processo de controle e gerenciamento de vendas pode trazer diversos benefícios para a sua organização, inclusive em outros setores e não só para a área de vendas. Mas é importante lembrar que, para isso, este processo precisa ser eficiente para garantir esta abrangência de resultados.
O controle de estoque, como mencionamos anteriormente, tem total relação com o controle de vendas. Afinal, um alimenta o outro e permite que a empresa mantenha a operação em sintonia.
O controle financeiro, quando é relativo ao relatório comercial, diz respeito às informações financeiras de operações como: avaliação de relatórios financeiros, movimentações de fluxo de caixa, análise de dados patrimoniais, controle de entradas e saídas, saldos bancários, dentre diversos.
Outro ponto sobre o controle financeiro no relatório de vendas é que vai tornar mais transparente o entendimento sobre a forma de pagamento utilizada.
Hoje, as empresas diversificaram as formas aceitas, de modo a se encaixar nas possibilidades de diferentes tipos de clientes.
Na visão de mercado, é uma excelente alternativa para tornar seus produtos ou serviços mais acessíveis.
Uma venda pode ser o começo ou a consolidação de seu relacionamento com o cliente.
Por isso, justamente por ser o objetivo de toda a estratégia de comunicação, é aqui que sua empresa deve recolher seus principais dados.
Além das informações relativas ao pedido, é necessário anotar todos os dados de identificação do mesmo.
Além disso, o modelo de controle de vendas deve conter as informações fiscais acerca da operação, como as notas fiscais.
Desse modo, é mais simples averiguar as informações fiscais e tributárias relativas ao pedido, bem como realizar o monitoramento das vendas.
A principal característica que um software de gestão precisa ter é: ser intuitivo. Ou seja, ele precisa ser totalmente simples e fácil de usar para que a sua rotina comercial não seja impactada pela dificuldade em utilizar o sistema ou em integrar os departamentos.
Pesquise o melhor software para o seu negócio, mas primeiro, conheça o seu negócio a fundo. Organize os seus vendedores e colaboradores e saiba quais são as principais dores que eles sentem ao realizar as suas tarefas diárias, para assim, determinar o que um software precisa ter para atender às suas necessidades.
Por fim o CRM VISIO é a solução perfeita para garantir a melhor estratégia comercial para a sua empresa. Com ele o seu time pode vender mais e melhor. Aliando inovação com a experiência em vendas e levando a tecnologia para qualquer setor de vendas, ele vai transformar sua empresa em uma verdadeira máquina comercial.