Setembro Amarelo: Como aplicar nas empresas - Visio Softwares

  • Home
  • Blog
  • Setembro Amarelo: Como implantar nas empresas

O Setembro Amarelo reforça a campanha de cuidado com a saúde mental, saiba quais ações implantar na sua empresa.

O que é o Setembro Amarelo?

O dia 10 de setembro foi escolhido em 2003, pela OMS, como uma data para chamar a atenção para a questão do suicídio. A organização observou a necessidade de desenvolver uma estratégia que abordasse o tema sem o tabu envolvido, fomentando a informação e a conscientização.

Em 2014, a ABP, o CFM e o CVV idealizaram o Setembro Amarelo. O objetivo, segundo a organização, é conscientizar sobre o suicídio, abordando as formas de prevenção. Por isso, essa ação está presente em toda a sociedade e o intuito é que, a cada ano, aumente a participação.

Por que a cor amarela?

Muitas vezes existe mais de uma campanha em um mesmo mês e as cores acabam se repetindo no ano, afinal, existe também o Maio Amarelo, que debate sobre acidentes de trânsito. Mas por que essa cor foi escolhida para tratar sobre o suicídio no mês de setembro?

A cor amarela, nesse caso, simboliza a esperança, mas ela foi inicialmente adotada em homenagem Mike Emme. O jovem americano tinha um Mustang amarelo, mas se suicidou com apenas 17 anos de idade. Cartões com fitas amarelas foram entregues no dia do seu funeral com a mensagem “Se você precisar, peça ajuda”.

newsletter

Conheça as ações que podem ser implantadas na empresa

Palestras

Para que os colaboradores possam receber da melhor forma a campanha o ideal é que eles compreendam a importância e a relevância do tema suicídio e como ele está muito próximo do dia a dia das empresas. Sendo assim, é interessante promover palestras para informação e conscientização. Convide especialistas para um bate-papo sobre o tema. Dê preferência a profissionais que trabalhem o assunto de forma natural, para que os colaboradores se sintam à vontade para compartilhar dúvidas.

Mindfulness

O mindfulness é uma prática de meditação para desenvolvimento da atenção plena. As sessões auxiliam no controle do estresse e promovem a consciência corporal, aliando corpo e mente para mantê-los em equilíbrio. Você pode formar grupos de mindfulness, convidar profissionais para conversar sobre essa prática e coordenar esses grupos, além de incentivar a meditação fora do ambiente corporativo para que se torne um hábito.

Atividades em conjunto

Promova dinâmicas para atender aos mais diferentes perfis. A empresa pode oferecer algumas opções para os colaboradores. Seja alguma dança, um momento de recreação ou até mesmo uma gincana, o importante é oferecer ações de integração.

Consequentemente a empresa também pode criar um espaço de bem-estar, formar grupos para prática da ginástica laboral, corrida, caminhada, entre muitos outros. O Setembro Amarelo é uma oportunidade para dar o primeiro passo para garantir bem-estar aos seus trabalhadores, mas é fundamental que as ações não parem por aí e se desdobrem durante todo o ano.

Saúde mental pode ser uma prioridade no ambiente de trabalho.

Pequenas ações também são bem-vindas. Estimule o diálogo e o acesso às informações. Permita que os colaboradores saibam a importância de cuidar da saúde mental.

Fonte: https://www.setembroamarelo.com/

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *